Projectos cofinanciados pela UE

Código da Operação: CENTRO-01-0247-FEDER-018398

Designação: VALES I&DPrograma Operacional: Programa Operacional Regional do Centro
Objetivo Temático: OT 1 – Reforçar a investigação, o desenvolvimento tecnológico e a inovação

Prioridade de Investimento: PI 1.2 – A promoção do investimento das empresas em inovação e investigação

Tipologia de Intervenção: TI 47 – Atividades de I&D empresarial

Investimento Elegível 20.000,00€

Fundo: FEDER

Descrição:

A Litofish, Lda, é uma pequena empresa, localizada no concelho da Figueira da Foz, constituída em Julho de 2006, e dedica-se à transformação e comercialização de produtos alimentares congelados, maioritariamente pescado. A Litofish, Lda. transforma e comercializa os seus produtos a diferentes níveis de consumo e em diferentes zonas do mundo, congelando e processando pescado de várias espécies nacionais e internacionais, enquanto indústria de transformação e congelação de pescado. Em 2014 a Litofish obteve um volume de negócios de 5.584.040,76 Euros, sendo que envolveu exportação comunitária e extracomunitária, tendo também exportações indiretas.

O projeto designado de “Preparação de Polvo", visa identificar uma metodologia, recorrendo a elementos de origem natural de tratamento do polvo, de forma a que este apresente integridade e consistência após a cozedura, considerando o devido processo de preparação (amaciamento) e conservação (congelação). Na mesma medida, este projeto consiste numa análise das condições e características que é necessário definir e ajustar na preparação do polvo, de forma a que se consiga utilizar um método de preparação do polvo sem que no entanto a qualidade e segurança do produto seja posta em causa, tentando alcançar o uma tenrura sem afetar as caraterísticas naturais do polvo. Nisto, através da presente investigação, a entidade pretende perceber a melhor forma da tecnologia alimentar dar resposta à qualidade e segurança do alimento em causa.

Com o presente projeto, a Litofish, Lda., espera obter resultados quantitativos e qualitativos que atestem a melhor metodologia e técnica disponível para a preparação (amaciamento) e conservação (congelação) do polvo. Com o presente estudo, definirá as melhores condições para colocar o polvo por si processado em qualquer parte do mundo sem que, e após a descongelação dos mesmos, se percam quaisquer características inerentes à qualidade reconhecida dos produtos em causa, garantindo a textura e consistência desejadas na cocção final do produto.